SERVIÇOS DA GATTOS

PROGRAMAS DE ATENDIMENTO

A clínica oferece atendimento específico para a espécie felina, em diferentes especialidades clínicas e cirúrgicas, além de elaboração de protocolos de imunização individuais, medicina preventiva e manejo de criatórios comerciais.

Nas consultas, além de exame físico completo e um “bate papo” sobre seu animal, conversamos sobre nutrição, bem-estar, enriquecimento ambiental, protocolos de imunização e diversos outros tópicos que visam a manter seu gato saudável e ativo nos intervalos entre cada avaliação.

Exames e avaliações periódicas oferecem diversos benefícios ao seu gato. Utilizando a informação obtida durante as consultas, podemos estabelecer um perfil completo de saúde do seu animal. Esses dados são muito importantes, auxiliando na determinação do protocolo de vacinação e na sinalização precoce de qualquer problema que possa estar surgindo.

Exames e avaliações frequentes fazem com que diversas doenças sejam diagnosticadas em seu início, tornando o tratamento mais tranquilo para o paciente e muito menos oneroso.

E o melhor de tudo isso: em um ambiente voltado para os gatos– sem estresse!

Parabéns pelo filhote!!!

Filhotes passam por muitas mudanças no primeiro ano de vida, e nós sabemos quantas dúvidas e questões sobre isso você pode ter!

Quando nos visitar com seu filhote, discutiremos sobre particularidades da espécie, nutrição, formas de interação com o homem, outros gatos e outros animais, uso da caixa de areia, hábitos de arranhadura, comportamento, entre diversos outros tópicos que preocupam você.

Também conversaremos sobre imunização, vermifugação, castração, controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e sobre a importância de realização de testes de doenças virais comuns, tudo para deixar seu filhote saudável logo no início da vida!

A Gattos recomenda pelo menos duas visitas nesta primeira fase de vida.

FILHOTES

(até 1 ano de idade)- Avaliações semestrais

GATO ADULTO

(1 a 6 anos de idade)- Avaliações anuais

GATO MADURO

(7 a 10 anos de idade)- Avaliações anuais

GATO SENIOR

(11 a 14 anos de idade)- Avaliações semestrais, ou com maior frequência, a critério do veterinário

GATO GERIÁTRICO

(acima dos 15 anos de idade) – Avaliações semestrais, ou com maior frequência, a critério do veterinário

Avaliação preventiva no gato adulto (1 a 6 anos)

A análise preventiva (check-up) nesta faixa etária contempla avaliação clínica e exame físico completo, além da administração somente das vacinas necessárias, de acordo com o estilo de vida do gato (protocolos vacinais individualizados e seguindo as recomendações da Associação Americana de Veterinários de Felinos).

Conversaremos sobre o comportamento do felino, sobre estratégias de controle de peso e cuidados com a cavidade oral. Se necessário, requisitaremos exames laboratoriais. Tudo para manter seu animal saudável!

A Gattos recomenda avaliações anuais para animais nesta fase de vida.

Avaliação preventiva no gato maduro (7 a 10 anos)

A análise preventiva (check-up) nesta faixa etária contempla avaliação clínica e exame físico completo, além da administração somente das vacinas necessárias, de acordo com o estilo de vida do gato (protocolos vacinais individualizados e seguindo as recomendações da Associação Americana de Veterinários de Felinos).

Conversaremos sobre o comportamento do felino, sobre estratégias de controle de peso e cuidados com a cavidade oral. Se necessário, requisitaremos exames laboratoriais. Tudo para manter seu animal saudável!

A Gattos recomenda avaliações anuais para animais nesta fase de vida.

Avaliação preventiva nos gatos idosos (10 anos ou mais)

O correto manejo do felino, na atualidade, aumentou em muito sua expectativa de vida, exigindo que o profissional especializado não somente saiba quais os problemas mais encontrados em gatos idosos, mas que também saiba manejar o paciente geriatra, conhecendo suas características fisiológicas diferenciadas e suas limitações.

Os animais nesta faixa etária são mais predispostos a desenvolver uma série de alterações, que quando detectadas precocemente, podem ser manejadas para melhorar a expectativa e qualidade de vida do paciente idoso.

Conversaremos sobre mudanças no comportamento, alterações súbitas ou de curso crônico, além de nutrição adequada para a idade. Realizaremos exame físico completo, mensuração de pressão arterial e exames laboratoriais de rotina.

De acordo com as alterações observadas, implementaremos estratégias terapêuticas e de manejo, visando ao melhor para a saúde do seu animal.

A Gattos recomenda avaliações semestrais para animais nesta faixa etária.

Protocolos de imunização

Seguimos as recomendações da Associação Americana de Veterinários de FelinosAssociação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) e Sociedade Internacional de Medicina Felina. Estratificamos e planejamos protocolos vacinais para cada animal, de acordo com a faixa etária, doenças existentes e estilo de vida do gato.

As avaliações periódicas (Check-Ups), juntamente com os protocolos de imunização individualizados, são os pontos fundamentais nos cuidados preventivos e manutenção da saúde e bem-estar do seu animal.

Sabemos que cada gato é diferente! Por isso, avaliaremos cuidadosamente a situação do seu animal, bem como seu estilo de vida e higidez, planejando o protocolo mais indicado!

Atendimento clínico e cirúrgico

Mesmo com todo cuidado e atenção, nossos felinos podem sofrer de uma série de doenças, síndromes e alterações das mais diferentes origens.

E sabemos que gatos são diferentes!

Realizamos atendimento clínico e cirúrgico nos mais diferentes âmbitos da medicina felina: clínica geral, clínica cirúrgica, medicina de populações, cardiologia, nefro/urologia, infectologia, gastroenterologia, neurologia, geriatria, entre outros, com grande abrangência na medicina de diferentes sistemas em uma única espécie.

Quando necessário, encaminhamos seu animal para outros profissionais especialistas com os quais a clínica tem parceria e confiança no cuidado do seu animal!

Contamos com um centro cirúrgico equipado com aparelho de anestesia inalatória, monitorização cirúrgica e profissionais especializados (anestesistas), para o máximo de segurança durante o procedimento anestésico.

Medicina de Populações e Criatórios

Na sociedade moderna, a criação de animais de estimação está cada vez mais aperfeiçoada e detalhista, com novas raças surgindo rapidamente.

Assim como novas raças surgem, também surgem novos conhecimentos científicos associados, incluindo pesquisas nas doenças hereditárias e de padrão racial, e doenças virais e parasitárias comuns em ambiente com muitos gatos.

Ter o conhecimento específico e aplicar os testes corretos e direcionados para cada doença, em virtude da raça, é fundamental na análise e estratificação de um gatil.

Estamos em constante atualização frente a novos achados e conhecimentos específicos nas mais diversas raças de gatos, sempre buscando o melhor para seu animal!

Avaliação Cardiológica Completa

A Gattos conta com avaliação cardiológica completa, realizando exames de eletrocardiograma, ecodopplercardiograma e mensuração de pressão arterial, além de consulta cardiológica especializada. Sempre em um ambiente tranquilo para seu gato!

A avaliação cardiológica e seus exames complementares também podem ser solicitados por colegas veterinários externos, mediante pedido médico.

Aos criadores de determinadas raças, disponibilizamos o serviço de avaliação cardiológica para cadastro e certificação internacional no programa Pawpeds- Feline HCM Screening Program.

As consultas e exames são realizados com hora marcada, pela Dra. Arine Pellegrino, responsável por nosso serviço de cardiologia.

Programa PAWPEDS

A Gattos- Clínica Especializada em Medicina Felina é a primeira clínica da América Latina a possuir certificação internacional para realização do screening genético da cardiomiopatia hipertrófica felina no programa Pawpeds. Nossa equipe conta com a médica veterinária Arine Pellegrino, especializada em cardiologia veterinária e com experiência em cardiomiopatia hipertrófica (tema de suas pesquisas, mestrado e doutorado), como membro de veterinários aptos a participar do programa de triagem e registro internacional de dados no Pawpeds- Feline HCM Screening Program (www.pawpeds.com).

O Pawpeds é um programa internacional criado na Europa com o objetivo de compilar informações sobre pedigree de diferentes raças, história dos gatos, educação e orientação de criadores sobre as afecções de origem genética, seu manejo e prevenção (auxílio em programas de cruzamentos). O programa conta com o auxílio de veterinários especialistas, geneticistas e criadores de determinadas raças de gatos, com o objetivo em comum de avaliar as doenças genéticas de padrão racial e diminuir sua incidência na população de gatos.

A cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é a principal cardiopatia causadora de insuficiência cardíaca nos gatos, podendo causar quadros congestivos, tromboembolismo arterial sistêmico e até mesmo a morte súbita. É uma doença de origem genética que também acomete os homens, apresenta uma grande variabilidade de genótipos e fenótipos, com mais de 1400 mutações já descritas na medicina humana. A CMH não é um defeito congênito, mas uma doença de caráter genético que se desenvolve lentamente, ao longo do desenvolvimento do paciente, o que exige um acompanhamento clínico cardiológico para adequado diagnóstico.

Gatos com CMH raramente apresentam manifestações clínicas, permanecendo assintomáticos por anos, inclusive aqueles que possuem alterações estruturais cardíacas importantes. Este fato dificulta o diagnóstico da cardiomiopatia, já que muitos criadores e proprietários nem sequer suspeitam de qualquer alteração cardiovascular em seu felino.

Raramente os gatos acometidos manifestam alterações antes dos seis meses de idade, e o diagnóstico da CMH pode levar anos. Desta forma, o padrão ouro para o diagnóstico da CMH é o exame ecodopplercardiográfico, preferencialmente realizado por médicos veterinários especializados e com experiência em cardiologia felina.

Em algumas raças, as principais mutações relacionadas à CMH já foram descobertas e são rotineiramente testadas antes da realização de programas de cruzamentos, como é o caso dos Maine Coons e Ragdolls. Os gatos podem ser homozigotos, heterozigotos ou negativos para a mutação; porém, nem todo paciente que apresenta a alteração genética irá desenvolver a afecção, já que sua penetrância é incompleta e há uma grande variabilidade de fenótipos. Da mesma forma, um paciente negativo para a mutação não está necessariamente “livre” da CMH, já que existem muitas outras mutações envolvidas e ainda não estudadas.

Como o diagnóstico da CMH é feito por avaliações periódicas e há influência genética no desenvolvimento da doença, há necessidade de critérios ecocardiográficos e cardiológicos para considerar um gato apto à reprodução (como matriz), minimizando a chance de propagação do gene mutado para os filhotes (e, muitas vezes, o diagnóstico definitivo só é feito depois de passada a idade ideal para a reprodução, daí a importância de seguir um adequado programa de triagem).

As raças que apresentam componente hereditário em relação à cardiomiopatia hipertrófica e que são estudadas no programa Pawpeds são:

– Bengal

– Birmanês

– British Shorthair

– Cornish Rex

– Devon Rex

– Exótico

– Maine Coon

– Norwegian Forest Cat

– Persa

– Ragdoll

– Siberiano

– Sphynx

Como é realizado o exame ecodopplercardográfico?

O ecodopplercardiograma é um exame ultrassonográfico do coração e dos grandes vasos, que permite avaliação hemodinâmica e estrutural cardíaca, permitindo quantificação de fluxos, função cardíaca e mensuração das estruturas cardíacas. O exame é bem tolerado em gatos, não causa dor e, na maioria dos casos, não há necessidade de sedação/ tranquilização. Não há necessidade de preparo prévio e o exame tem duração média de 30 minutos.

Como é realizado o Pawped Feline HCM Screening Program?

Para testar seu gato para CMH, você deve entrar em contato com um veterinário cadastrado na lista do Pawpeds (https://www.pawpeds.com/healthprogrammes/vetlist.html) e agendar sua avaliação cardiológica. Os veterinários listados no programa apresentam experiência com cardiomiopatias felinas e todos são tecnicamente e academicamente preparados para fornecer o mesmo resultado ecocardiográfico, independente do avaliador escolhido (critérios utilizados para diagnóstico das cardiopatias).

Para a avaliação cardiológica, você deve imprimir e preencher o formulário (HCM screening form) e leva-lo na consulta, juntamente com o documento de Pedigree. Para participar do programa, o gato deve possuir identificação na forma de microchip ou tatuagem. Caso seu felino não possua identificação, a microchipagem pode ser feita no momento da avaliação clínica. Após avaliação clínica e ecodopplercardiográfica, o médico veterinário irá preencher o formulário com os resultados e enviará para cadastro internacional no programa Pawpeds. Os resultados estarão publicamente disponíveis no site do programa em até 60 dias da avaliação cardiológica.

Em raças predispostas, a recomendação de triagem da CMH é realização de exames ecodoppler cardiograficos anuais até os três anos de idade (iniciando a avaliação no primeiro ano de vida). Posteriormente, recomenda-se reavaliação aos cinco e aos oito anos de idade. Caso o paciente apresente alterações detectadas nos exames iniciais, as reavaliações serão mais precoces. Vale ressaltar que esta é apenas uma referência geral, sendo cada programa de triagem estabelecido para cada paciente em particular.

Microchipagem

A microchipagem é uma medida fundamental na identificação dos felinos e é obrigatória para o transporte de animais para fora do país, bem como para introdução do gato em programas internacionais e de pedigrees.

Nossa clínica oferece o serviço de microchipagem para seu gato, em um ambiente amigável aos felinos, com um manejo diferenciado e sob mínimo estresse.

A colocação do microchip é realizada mediante agendamento telefônico.

TRATE SEU GATO COM O RESPEITO QUE ELE MERECE

Mínimo estresse para melhores resultados

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!